Concursos abertos

No âmbito do Portugal 2020, encontram-se neste momento, abertas candidaturas aos seguintes sistemas de incentivos disponíveis às empresas:

Inovação Empresarial e Empreendedorismo

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA (RCI) Projetos de interesse especial (investimentos superiores a 25 milhões de euros) ou projetos de interesse estratégico que contribuam para o aumento do investimento produtivo em atividades inovadoras (produto, processo, métodos organizacionais e marketing), promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico.

 

VALE INCUBAÇÃO Projetos individuais para micro e pequenas empresas criadas há menos de 1 ano, com o objetivo de conceder apoio a projetos simplificados na área de empreendedorismo através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas. São aceites projetos individuais de aquisição de serviços de incubação na área de empreendedorismo imprescindíveis ao arranque das empresas.

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

PROJETOS EM CO-PROMOÇÃO (RCI) Concurso que tem por objetivo aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de I&I, nomeadamente através do aumento dos projetos e atividades em cooperação.

São suscetíveis de apoio os projetos de interesse especial e de interesse estratégico de I&D –Projetos em co-promoção inseridos no regime contratual de investimento, realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades não empresariais do Sistema de I&I, e liderados por uma empresa, enquadrados na tipologia de investimento, investigação e desenvolvimento tecnológico.

 

PROJETOS INDIVIDUAIS Apoio a projetos de investigação industrial e atividades de desenvolvimento experimental para desenvolvimento de novos produtos, serviços , processos ou sistemas, ou melhorias significativas nos mesmos.

 

PROTECÇÃO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL Concurso que tem por objetivo aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente, orientada para a especialização inteligente e visando estimular uma economia de base tecnológica e de alto valor acrescentado, privilegiando a excelência, a cooperação e a internacionalização, através da exploração de ideias ou conceitos com originalidade e/ou potencial de inovação; reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial, promovendo uma maior eficácia do Sistema de I&I na disseminação dos seus resultados por via da propriedade intelectual.

 

I&DT (RCI) Concurso com o objetivo de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento. São apoiados projetos de I&D individuais através da realização de atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental.

 

VALE OPORTUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO Projetos individuais de empresas PME, que visem a aquisição de serviços de consultadoria em atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, de serviços de transferência de tecnologia, bem como, da assistência técnica para a implementação de recomendações de curto prazo. Esta tipologia de candidatura tem por objetivo dar a possibilidade às empresas de promoverem a avaliação e identificação de problemas técnicas que importa resolver, de forma a permitir reforçar a competitividade da empresa ao nível da melhoria de produtos e de processos.

Qualificação e Internacionalização PME

 

VALE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO  Projetos individuais de empresas PME, que visem a aquisição de serviços de consultadoria na área da promoção de diagnósticos de oportunidades de internacionalização, bem como na assistência técnica para a implementação de recomendações de curto prazo. Esta tipologia de candidatura tem por objetivo  dar a possibilidade às empresas de promoverem a avaliação e identificação de oportunidades de internacionalização, permitindo uma evolução na cadeia de valor.

 

VALE COMÉRCIO  Projetos individuais de empresas PME, com atividades económicas nos setores do comércio, serviços e restauração, cujas vendas valorizem a oferta nacional, traduzida no efeito de arrastamento que essa atividade possa ter ao nível da produção noutras empresas localizadas em território nacional. O presente concurso tem por objetivo a elaboração de um diagnóstico que produza um conjunto de recomendações que permitam às empresas a definição de um plano de ação conducente ao reforço da capacitação empresarial das micro, pequenas e médias empresas destes setores, por via do incentivo à procura de serviços que potenciem a sustentabilidade dos negócios, bem como o conhecimento de mercados e a interface com agentes económicos relevantes nos mercados externos, com vista à melhoria da competitividade da empresa.

 

VALE ECONOMIA CIRCULAR Projetos individuais de empresas PME, que visem a aquisição de serviços de consultadoria com vista à identificação de uma estratégia conducente à adoção de planos empresariais de economia circular e serviços de consultadoria visando a implementação de soluções que resultem da estratégia delineada para a economia circular, incluindo a implementação de sistemas de gestão da energia ISO 50001 e de gestão ambiental 14001.

 

QUALIFICAÇÃO DAS PME Projetos individuais de empresas PME, que visem ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de promover a competitividade das PME e sua capacidade de resposta no mercado global. São suscetíveis de apoio os projetos individuais de qualificação das estratégias de PME que concorram para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global. Apoia melhorias organizacionais, implementação de novas estratégias, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, certificações de qualidade entre outros investimentos de extrema importância na capacidade de resposta da empresa ao mercado.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME Projetos individuais de empresas PME que promovam a aceleração das exportações portuguesas, incrementando o volume de vendas internacionais das empresas que já exportam e que por essa via oferecem maiores garantias de desempenho rápido, através da concessão de incentivos a projetos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, valorizando em particular a adoção do comércio eletrónico como ferramenta de internacionalização assente em estratégias sólidas e integradas de e-commerce e de transformação digital.

 

QUALIFICAÇÃO DAS PME – projetos conjuntos Projetos de empresas PME integrados em projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME, que visem ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de promover a competitividade das PME e a sua capacidade de resposta no mercado global. Nesse sentido, são suscetíveis de apoio os projetos com investimentos de reforço das capacidades de organização e gestão das PME, incluindo, o investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC.

 

Acreditação de entidades para Vales Simplificados

 

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Concurso para acreditação de entidades prestadoras nas áreas de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT); Empreendedorismo; Internacionalização; Inovação. As empresas beneficiárias dos “Vales” para concretizar os seus projetos têm obrigatoriamente de contratar uma entidade previamente acreditada.

A lista das entidades acreditadas é disponibilizada a essas empresas beneficiárias dos “Vales” no balcão de projetos.

São admitidas as entidades não empresariais do sistema de I&I, bem como outras entidades de natureza pública ou privada, com e sem fins lucrativos. São admitidas entidades estrangeiras, que possuam um estabelecimento estável em território nacional, devendo as mesmas previamente efetuar o registo e autenticação no Balcão2020.

Outros incentivos

SI2E concurso que pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Não se aplica exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece através de majorações específicas os investimentos nelas realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projetos às condições reais das micro e pequenas empresas do interior.

***REABRE BREVEMENTE***

Avise-me quando este apoio estiver novamente disponível

Inovação Empresarial e Empreendedorismo

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA – PROJETOS DE EXECUÇÃO RÁPIDA Projetos que possam ser executados num período de 12 meses, prorrogável por mais 6 meses, concorrendo assim, não só para o incentivo à realização de mais e melhor investimento, mas também para investimento mais rápido, antecipando os resultados a ele associados.

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA Projetos individuais de empresas PME, com o objetivo de aumentar o investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico, através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado.

 

EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO Projetos individuais de empresas PME, criadas há menos de dois anos, com o objetivo de promover o espírito empresarial, facilitando o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas. Esta tipologia de concurso inclui as atividades das indústrias culturais e criativas, que fazem da utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual, os recursos para produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com significado social e cultural.

 

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

PROGRAMAS MOBILIZADORES Projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D junto das empresas, realizados em colaboração entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I.

 

PROJETOS DEMONSTRADORES Projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam evidenciar as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas que não se encontram suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial.

 

NÚCLEOS DE I&D – PROJETOS INDIVIDUAIS Apoio às empresas com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. A prioridade de investimento inclui a criação e dinamização de núcleos de I&I nas PME através da criação e reforço das competências internas das empresas para a produção de conhecimento com potencial efeito na competitividade e inovação empresarial, no âmbito de plano de atividades de I&D e por um tempo limitado.

 

NÚCLEOS DE I&D EM CO-PROMOÇÃO Apoio às empresas com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. A prioridade de investimento inclui a criação e dinamização de um “Núcleo de I&D em Co-promoção” envolvendo recursos humanos qualificados, originários de vários co-promotores, nomeadamente, entidades não empresariais do Sistema de I&I, que se associam segundo a forma de consórcio, liderado por uma PME, para executarem um conjunto de atividades que promovam o reforço das competências internas da empresa na área do I&D, com vista à transferência de tecnologia e partilha de conhecimento.

 

PROJETOS EM CO-PROMOÇÃO Projetos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços em parceria com Entidades do sistema de Investigação e Inovação. São disponibilizados incentivos que visam facilitar a disponibilização no mercado de novos conceitos de produtos, serviços ou novas formas de produção que por sua vez confiram às empresas promotoras uma diferenciação nos mercados onde atuam.