Concursos abertos

No âmbito do Portugal 2020, encontram-se neste momento abertas candidaturas aos seguintes sistemas de incentivos disponíveis às empresas:

Valorização do Património Natural e Cultural – Destinado para Entidades da Administração Pública, Autarquias Locais e outras associações para promoção da valorização dos ativos naturais e histórico-culturais da região.

 

Internacionalização das PME – Apoios para a promoção da aceleração das exportações portuguesas, incrementando o volume de vendas internacionais das empresas já exportadoras.

 

Contratação de Recursos Altamente Qualificados – COLAB – Apoio para a incremento de recursos humanos altamente qualificados por parte dos Laboratórios Colaborativos.

 

Contratação de Recursos Altamente Qualificados – Qualificação das PME – Destinam-se às PME para o incremento de recursos humanos altamente qualificados.

 

Internacionalização das PME (I&I)- Projetos individuais – Permitem às PME desenvolver projetos de suporte à internacionalização da I&D empresarial.

 

Proteção de Direitos da Propriedade Intelectual e Industrial – Concurso que tem por objetivo aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente, orientada para a especialização inteligente.

 

Projetos Demonstradores Individuais – Destinam-se a PME que pretendem a demonstração de tecnologias avançadas e de linhas-piloto partindo de atividades de I&D visem evidenciar vantagens económicas.

 

Inovação Produtiva – RCI – Projetos de interesse especial ou estratégico que contribuam para o aumento do investimento produtivo em atividades inovadoras.

 

Qualificação das PME – Projetos que visem ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de promover a competitividade das PME e sua capacidade de resposta no mercado global.

 

Projetos Autónomos de Formação – Apoio a projetos de formação de empresas por via de ações de formação autónomas que visem a qualificação específica dos empresários.

 

Vale Oportunidade de Investigação – Projetos individuais de PME que visem a aquisição de serviços de consultoria em atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, transferência de tecnologia e assistência técnica para implementação de recomendações de curto prazo.

 

Vale Indústria 4.0 – Projetos individuais de PME que visem a aquisição de serviços de consultoria com vista à identificação de uma estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos associados à indústria 4.0.

 

Projetos de I&D Individuais – Projetos realizados por uma empresa, compreendendo atividades de investigação industrial e/ou desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas de introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

 

PROJETOS EM CO-PROMOÇÃO – Projetos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços em parceria com Entidades do sistema de Investigação e Inovação. São disponibilizados incentivos que visam facilitar a disponibilização no mercado de novos conceitos de produtos, serviços ou novas formas de produção que por sua vez confiram às empresas promotoras uma diferenciação nos mercados onde atuam.

 

Apoios Específicos no âmbito do Turismo

 

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta – Financiamento a médio e longo prazo em parceria com o sistema bancário para a criação e requalificação de empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local inovadores situados em territórios de baixa densidade. Projetos elegíveis para investimento até ao montante de 2 milhões de euros.

 

Linha de Apoio à Sustentabilidade – Projetos de investimento que visem melhorar o desempenho energético e ambiental das PME do turismo, sendo enquadráveis os projetos que contribuam para uma gestão eficiente dos consumos de água, produção de resíduos sólidos urbanos e gestão eficiente da energia.

 

Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior – Apoio a ao investimento a iniciativas com interesse para o Turismo que promovam a coesão económica e social do território.

 

 

***REABRE BREVEMENTE***
Avise-me quando este apoio estiver novamente disponível

 

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA – PROJETOS DE EXECUÇÃO RÁPIDA – Projetos que possam ser executados num período de 12 meses, prorrogável por mais 6 meses, concorrendo assim, não só para o incentivo à realização de mais e melhor investimento, mas também para investimento mais rápido, antecipando os resultados a ele associados.

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA – Projetos individuais de empresas PME, com o objetivo de aumentar o investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico, através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado.

 

EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO – Projetos individuais de empresas PME, criadas há menos de dois anos, com o objetivo de promover o espírito empresarial, facilitando o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas. Esta tipologia de concurso inclui as atividades das indústrias culturais e criativas, que fazem da utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual, os recursos para produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com significado social e cultural.

 

PROGRAMAS MOBILIZADORES – Projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D junto das empresas, realizados em colaboração entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I.

 

PROJETOS DEMONSTRADORES – Projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam evidenciar as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas que não se encontram suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial.

 

NÚCLEOS DE I&D – PROJETOS INDIVIDUAIS – Apoio às empresas com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. A prioridade de investimento inclui a criação e dinamização de núcleos de I&I nas PME através da criação e reforço das competências internas das empresas para a produção de conhecimento com potencial efeito na competitividade e inovação empresarial, no âmbito de plano de atividades de I&D e por um tempo limitado.

 

NÚCLEOS DE I&D EM CO-PROMOÇÃO – Apoio às empresas com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. A prioridade de investimento inclui a criação e dinamização de um “Núcleo de I&D em Co-promoção” envolvendo recursos humanos qualificados, originários de vários co-promotores, nomeadamente, entidades não empresariais do Sistema de I&I, que se associam segundo a forma de consórcio, liderado por uma PME, para executarem um conjunto de atividades que promovam o reforço das competências internas da empresa na área do I&D, com vista à transferência de tecnologia e partilha de conhecimento.

 

PROJETOS EM CO-PROMOÇÃO (RCI) – Concurso que tem por objetivo aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de I&I, nomeadamente através do aumento dos projetos e atividades em cooperação.

 

I&DT (RCI) – Concurso com o objetivo de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento. São apoiados projetos de I&D individuais através da realização de atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental.

 

VALE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO – Projetos individuais de empresas PME, que visem a aquisição de serviços de consultadoria na área da promoção de diagnósticos de oportunidades de internacionalização, bem como na assistência técnica para a implementação de recomendações de curto prazo. Esta tipologia de candidatura tem por objetivo dar a possibilidade às empresas de promoverem a avaliação e identificação de oportunidades de internacionalização, permitindo uma evolução na cadeia de valor.

 

VALE COMÉRCIO – Projetos individuais de empresas PME, com atividades económicas nos setores do comércio, serviços e restauração, cujas vendas valorizem a oferta nacional, traduzida no efeito de arrastamento que essa atividade possa ter ao nível da produção noutras empresas localizadas em território nacional. O presente concurso tem por objetivo a elaboração de um diagnóstico que produza um conjunto de recomendações que permitam às empresas a definição de um plano de ação conducente ao reforço da capacitação empresarial das micro, pequenas e médias empresas destes setores, por via do incentivo à procura de serviços que potenciem a sustentabilidade dos negócios, bem como o conhecimento de mercados e a interface com agentes económicos relevantes nos mercados externos, com vista à melhoria da competitividade da empresa.

 

VALE ECONOMIA CIRCULAR – Projetos individuais de empresas PME, que visem a aquisição de serviços de consultadoria com vista à identificação de uma estratégia conducente à adoção de planos empresariais de economia circular e serviços de consultadoria visando a implementação de soluções que resultem da estratégia delineada para a economia circular, incluindo a implementação de sistemas de gestão da energia ISO 50001 e de gestão ambiental 14001.

 

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – Concurso para acreditação de entidades prestadoras nas áreas de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT); Empreendedorismo; Internacionalização; Inovação. As empresas beneficiárias dos “Vales” para concretizar os seus projetos têm obrigatoriamente de contratar uma entidade previamente acreditada.
A lista das entidades acreditadas é disponibilizada a essas empresas beneficiárias dos “Vales” no balcão de projetos.
São admitidas as entidades não empresariais do sistema de I&I, bem como outras entidades de natureza pública ou privada, com e sem fins lucrativos. São admitidas entidades estrangeiras, que possuam um estabelecimento estável em território nacional, devendo as mesmas previamente efetuar o registo e autenticação no Balcão2020.
Outros incentivos

 

SI2E – concurso que pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Não se aplica exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece através de majorações específicas os investimentos nelas realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projetos às condições reais das micro e pequenas empresas do interior.