POCI_estrutura_1

***CONCURSOS ABERTOS***

Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização
Programas Operacionais Regionais

Inovação Empresarial e Empreendedorismo

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA (RCI) –Projetos de interesse especial (investimentos superiores a 25 milhões de euros) ou projetos de interesse estratégico que contribuam para o aumento do investimento produtivo em atividades inovadoras (produto, processo, métodos organizacionais e marketing), promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico.

 

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

PROJETOS EM CO-PROMOÇÃO (RCI) – Concurso que tem por objetivo aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de I&I, nomeadamente através do aumento dos projetos e atividades em cooperação.

São suscetíveis de apoio os projetos de interesse especial e de interesse estratégico de I&D –Projetos em copromoção inseridos no regime contratual de investimento, realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades não empresariais do Sistema de I&I, e liderados por uma empresa, enquadrados na tipologia de investimento, investigação e desenvolvimento tecnológico.

 

PROTECÇÃO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL – Concurso que tem por objetivo aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente, orientada para a especialização inteligente e visando estimular uma economia de base tecnológica e de alto valor acrescentado, privilegiando a excelência, a cooperação e a internacionalização, através da exploração de ideias ou conceitos com originalidade e/ou potencial de inovação; reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial, promovendo uma maior eficácia do Sistema de I&I na disseminação dos seus resultados por via da propriedade intelectual.

 

I&DT(RCI) – Concurso com o objetivo de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento. São apoiados projetos de I&D individuais através da realização de atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental.

São suscetíveis de apoio os projetos de interesse especial e de interesse estratégico de I&D – Projetos individuais, inseridos no regime contratual de investimento.

 

PROJETOS INDIVIDUAIS Apoio a projetos de investigação industrial e atividades de desenvolvimento experimental para desenvolvimento de novos produtos, serviços , processos ou sistemas, ou melhorias significativas nos mesmos.

 

PROGRAMAS MOBILIZADORES Projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D junto das empresas, realizados em colaboração entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I.

 

VALE OPORTUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO – Concurso com o objetivo de promover a avaliação e identificação de problemas técnicos que importa resolver de forma a permitir reforçar a competitividade da empresa ao nível da melhoria de produtos e de processos. A identificação de problemas técnicos permitirá encontrar soluções imediatas no âmbito de serviços de consultoria em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como serviços de transferência de tecnologia.

 

Qualificação e Internacionalização PME

 

VALE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO Concurso que visa a promoção de diagnósticos comerciais, a identificação de oportunidades de internacionalização, ao nível de produtos/serviços e mercados associados, e das estratégias de marketing adequadas, designadamente permitindo uma evolução na cadeia de valor, incluindo a assistência técnica que permita a implementação imediata de decisões de marketing e atividades de prospeção inicial de mercados externos.

 

Acreditação de entidades para Vales Simplificados

 

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – Concurso para acreditação de entidades prestadoras nas áreas de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT); Empreendedorismo; Internacionalização; Inovação. As empresas beneficiárias dos “Vales” para concretizar os seus projetos têm obrigatoriamente de contratar uma entidade previamente acreditada.

A lista das entidades acreditadas é disponibilizada a essas empresas beneficiárias dos “Vales” no balcão de projetos.

São admitidas as entidades não empresariais do sistema de I&I, bem como outras entidades de natureza pública ou privada, com e sem fins lucrativos. São admitidas entidades estrangeiras, que possuam um estabelecimento estável em território nacional, devendo as mesmas previamente efetuar o registo e autenticação no Balcão2020.

——————————————

A Plan2BeCompetitive não presta apenas apoio na elaboração de candidaturas a este sistema de incentivos. É também uma empresa acreditada para prestar o serviço de consultoria elegível no âmbito destes projetos, nas quatro áreas onde estes se encontram disponíveis.

***REABRE BREVEMENTE***

Avise-me quando este apoio estiver novamente disponível

Inovação Empresarial e Empreendedorismo

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA – Diversas tipologias de investimento elegíveis direccionados para a diferenciação, diversificação e inovação dos produtos e/ou serviços de uma empresa, incluindo os associados à área produtiva (por exemplo equipamentos, edifícios  entre outros). A título exemplificativo, é de destacar a elegibilidade dos sectores da indústria e turismo, entre outros, para este aviso agora publicado.

 

INOVAÇÃO PRODUTIVA – PROJETOS DE EXECUÇÃO RÁPIDA – Projetos que possam ser executados num período de 12 meses, prorrogável por mais 6 meses, concorrendo assim, não só para o incentivo à realização de mais e melhor investimento, mas também para investimento mais rápido, antecipando os resultados a ele associados.

 

EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO – Para empresas recém-criadas (até 2 anos de existência) onde se prevejam investimentos para desenvolvimento de novas oportunidades de negócio de base tecnológica ou indústrias culturais e criativas.

 

Qualificação e Internacionalização PME

 

QUALIFICAÇÃO DAS PME – Tem por objetivo estratégico tornar as empresas mais competitivas e flexíveis. Apoia melhorias organizacionais, implementação de novas estratégias, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, certificações de qualidade entre outros investimentos de extrema importância na capacidade de resposta da empresa ao mercado.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME – Apoio às empresas no âmbito da promoção da sua oferta no exterior e no acesso a novos mercados. São apoiadas várias tipologias de investimento como participação em feiras, custos com campanhas de marketing entre outros.

 

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

PROJETOS EM CO-PROMOÇÃO – Projetos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços em parceria com Entidades do sistema de Investigação e Inovação. São disponibilizados incentivos que visam facilitar a disponibilização no mercado de novos conceitos de produtos, serviços ou novas formas de produção que por sua vez confiram às empresas promotoras uma diferenciação nos mercados onde atuam.

 

PROJETOS DEMONSTRADORES – Projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam evidenciar as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas que não se encontram suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial.

 

NÚCLEOS DE I&D – PROJETOS INDIVIDUAIS – Apoio às empresas com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. A prioridade de investimento inclui a criação e dinamização de núcleos de I&I nas PME através da criação e reforço das competências internas das empresas para a produção de conhecimento com potencial efeito na competitividade e inovação empresarial, no âmbito de plano de atividades de I&D e por um tempo limitado.

 

NÚCLEOS DE I&D EM COPROMOÇÃO – Apoio às empresas com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. A prioridade de investimento inclui a criação e dinamização de um “Núcleo de I&D em Copromoção” envolvendo recursos humanos qualificados, originários de vários copromotores, nomeadamente, entidades não empresariais do Sistema de I&I, que se associam segundo a forma de consórcio, liderado por uma PME, para executarem um conjunto de atividades que promovam o reforço das competências internas da empresa na área do I&D, com vista à transferência de tecnologia e partilha de conhecimento.

 

Vales simplificados

 

Apoio a investimentos sob a forma de incentivo não reembolsável a 75%.
As candidaturas seguem um regime simplificado, nomeadamente no que respeita a critérios de seleção e prazo de decisão.

VALE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO – Aquisição de serviços de consultoria na área do empreendedorismo, nomeadamente, elaboração de planos de negócios e economia digital; (sem abertura prevista)

VALE INOVAÇÃO – Aquisição de serviços de consultoria na área de inovação , nomeadamente, gestão, assistência tecnológica, economia digital, direitos de propriedade intelectual e industrial e licenciamentos, normas e serviços de ensaios e certificação. (sem abertura prevista)

VALE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – Investimento realizado, com um mínimo de 5 000€, tendo em vista a criação de novos conhecimentos para aumento da competitividade das empresas, nomeadamente, atividades de Investigação e desenvolvimento tecnológico e serviços de transferência de tecnologia.

VALE INTERNACIONALIZAÇÃO  – Ações que visem o conhecimento e a prospeção dos mercados internacionais, nomeadamente, estudos de caraterização dos mercados; aquisição de informação e consultoria específica; deslocações e alojamento; aluguer de espaços e equipamentos; decoração de espaços promocionais; serviços de tradução, associadas a ações de prospeção realizadas em mercados externos.